• janeiro 22, 2026
  • Bahia Realidade News
  • 0
0Shares

Uma suposta pesquisa atribuída ao instituto AtlasIntel sobre as eleições de 2026 na Bahia está sendo amplamente compartilhada nas redes sociais, mas não foi realizada nem publicada pelo instituto. O chefe de Risco Político e Análise Política da AtlasIntel, Yuri Sanches, confirmou que o levantamento é falso e que não existe estudo desse tipo para o pleito estadual deste ano.

O material falso que circula nas mensagens alega que o governador Jerônimo Rodrigues estaria reeleito no primeiro turno com cerca de 54 % ou 58 % dos votos válidos, o que não corresponde a nenhum levantamento oficial da empresa.

A divulgação desse conteúdo também gerou repercussão política e judicial. O deputado estadual **Nelson Leal (PP) afirmou que vai à Justiça contra o senador Jaques Wagner (PT), por ter divulgado a suposta pesquisa em entrevistas, classificando a ação como “irresponsável”. Segundo o parlamentar, espalhar informações falsas pode configurar crime contra a honra e outras sanções previstas na legislação.

Além disso, o partido União Brasil ingressou com uma representação na Justiça Eleitoral contra Wagner, alegando que a divulgação de um levantamento atribuído ao AtlasIntel sem registro oficial constitui irregularidade eleitoral.

Vale lembrar que desde 1º de janeiro de 2026 todas as entidades e empresas que realizam pesquisas eleitorais devem registrar os levantamentos na Justiça Eleitoral antes de divulgá-los, conforme previsto na Lei das Eleições e em resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: Portal Bahia Realidade News
Por: Marciel Guedes