O Congresso Nacional voltou hoje, 2 de fevereiro de 2026, às suas atividades legislativas após o recesso de fim de ano com a sessão solene que abre oficialmente o ano legislativo de 2026. A cerimônia aconteceu às 15h no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), reunindo deputados federais e senadores para dar início à 4ª e última sessão legislativa da 57ª Legislatura, que começou em 2023 e vai até dezembro deste ano.
A sessão conjunta foi presidida pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Congresso Nacional, e contou com a leitura da mensagem presidencial com projetos considerados prioritários pelo governo federal para 2026. A mensagem foi enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas a presença física dele no evento é opcional e tradicionalmente pode ser substituída por representante do Executivo. Representantes do Poder Judiciário também participaram da solenidade com uma comunicação aos parlamentares.
Antes da sessão no plenário foi cumprido o protocolo tradicional de abertura do ano legislativo, com a presença dos Dragões da Independência e a execução do Hino Nacional na rampa do Congresso Nacional.
Entre os temas que devem entrar na pauta do Congresso ainda nesta semana estão a votação de medidas provisórias e a discussão de projetos de interesse político e social, incluindo temas de segurança pública e renegociação de dívidas rurais, além de comissões parlamentares de inquérito previstas para os próximos dias.
Fonte principal: Congresso Nacional (sessão solene às 15h, 2/02/2026 no Plenário da Câmara dos Deputados).

































































































































