• janeiro 16, 2026
  • Bahia Realidade News
  • 0
0Shares

O governo brasileiro anunciou que em 2026 a cobertura da internet móvel na tecnologia 4G será ampliada para mais de 1,3 mil localidades rurais e remotas em todo o país. A iniciativa faz parte de um esforço para reduzir o abismo digital entre grandes centros urbanos e áreas afastadas, levando conectividade a distritos, comunidades rurais e povoados que ainda não tinham acesso adequado à internet móvel.

Segundo o Ministério das Comunicações, a nova etapa de expansão da rede móvel deve beneficiar mais de 800 mil pessoas que vivem em regiões com cobertura limitada ou inexistente de 4G. A ampliação é fruto de um conjunto de políticas públicas do setor de telecomunicações, incluindo compromissos assumidos pelas operadoras no leilão do 5G e ações coordenadas pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação de Soluções de Produtos e Infraestruturas (GAISPI), responsável pela limpeza do espectro para a chegada das novas tecnologias.

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou que conectar o interior do Brasil representa abrir portas para mais oportunidades, como acesso a educação, saúde, empregos e serviços digitais, ampliando o alcance de plataformas como Gov.Br e serviços públicos digitais.

A estratégia inclui o uso da modalidade de leilão reverso, em que as operadoras escolhem as localidades que desejam atender e oferecem o menor valor de subsídio para instalação da infraestrutura. As empresas que apresentarem as melhores propostas serão selecionadas para levar o serviço às comunidades listadas.

Essa expansão do 4G ocorre em um contexto mais amplo de esforços do governo para universalizar o acesso à internet no país, buscar reduzir desigualdades no acesso digital e acelerar o desenvolvimento das áreas rurais e remotas.

Fonte: Governo Federal (Ministério das Comunicações) — Publicado em 14 de janeiro de 2026.

Fonte: Portal Bahia Realidade News
Por: Marciel Guedes