• fevereiro 11, 2026
  • Bahia Realidade News
  • 0
0Shares

Ao longo dos anos, Rogério Faedo consolidou-se como uma das principais lideranças empresariais e comunitárias de Luís Eduardo Magalhães e da região Oeste da Bahia. Com forte atuação em entidades representativas, participou da Associação Comercial e Industrial de Luís Eduardo Magalhães, que posteriormente passou a ser denominada ACELEM, Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães. Durante dois mandatos como presidente, esteve à frente da construção da sede própria da entidade.

Também teve papel relevante no cooperativismo e no desenvolvimento regional. Foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Banco Cooperativo Sicredi em Luís Eduardo Magalhães, instituição que se tornou uma das mais importantes do cooperativismo financeiro no Oeste baiano. Sua atuação em entidades do setor produtivo incluiu participação na diretoria da AIBA, além do envolvimento frequente em ações sociais e apoio a instituições filantrópicas, como a APAE e outras iniciativas locais.

No campo econômico, construiu carreira no agronegócio como produtor rural e empresário. Em Luís Eduardo Magalhães, desenvolveu atividades ligadas ao cultivo de soja, milho, feijão, café e, mais recentemente, mamona. Também atuou nos setores comercial e de serviços, com iniciativas como oficina mecânica, autopeças, retífica de motores e transporte de grãos. Ao longo de mais de 35 anos, contribuiu para a geração de empregos e renda na região.

Na esfera política, sempre manteve participação ativa em movimentos e campanhas locais e nacionais. A partir de 2017 e 2018, ao conhecer Jair Messias Bolsonaro, passou a se posicionar como uma das lideranças da direita e do bolsonarismo no Oeste da Bahia, mantendo apoio político nas eleições de 2018 e 2022 e participando de mobilizações ligadas ao grupo.

Atualmente, Rogério Faedo é pré-candidato a deputado federal pelo PL na Bahia, sendo apontado como o único nome do partido na região Oeste. Ele afirma contar com o apoio de Jair Messias Bolsonaro, Valdemar da Costa Neto e João Roma, além de declarar apoio ao projeto político de Flávio Bolsonaro para a Presidência da República.

Pai de três filhas, Faedo costuma destacar que sua trajetória foi construída com base no trabalho, na fé e no compromisso com o desenvolvimento do Oeste baiano e de toda a Bahia.

Fonte: Portal Bahia Realidade News.